top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Medium

vida artesã

  • Writer: Amanda Talhari
    Amanda Talhari
  • Sep 5, 2023
  • 1 min read

Updated: Nov 27, 2023

Acho que a paz se constrói.

Não como em uma indústria, que padroniza, terceiriza, automatiza, reproduz...

Mas como um artesão, que está atento, respeita o material, trabalha com paciência, se coloca, resolve a cada vez.

Sem moldes, sem atalhos: cada peça é única.


Paz, mas pode ser qualquer outra coisa.


a nossa cultura promete aos berros o que não é possível entregar: uma saída rápida, uma solução universal, um guia definitivo, um jeito certo. como se desse pra ter paz sem ter trabalho, como se desse pra ser feliz sem ser afetado, como se desse pra criar sem experimentar.


como se um livro ou rotina ou suplemento ou guia ou aplicativo ou remédio ou filosofia de vida pudesse ser um molde, feito a partir de quem conseguiu "chegar lá", para que outros reproduzam.


e a beleza dos nós e ranhuras de cada tronco? dos sabores e texturas em cada ingrediente? e as condições específicas de cada sujeito, cada situação, a cada momento? e a paciência e o prazer de trabalhar a madeira (ou a argila, ou a tinta, ou a vida) e ir dando forma, entendendo até onde esse material vai e o que ele pede? onde que cabe isso nesse molde?


não entendo nada de marcenaria. como não sou conhecedora de culinaria. ou de construção civil. mas me parece evidente que há muito pra escutar, combinações e experimentações a serem feitas - e qualquer saída rápida ou guia definitivo impede isso.


não precisa partir do zero - receitas não precisam ser prisões, podem se referências do que já foi testado e convites pra construir algo novo a partir disso.


a paz, a vida, se constrói




 
 
 

Recent Posts

See All

Comments


 2023 • Textos, ilustrações e diagramação de Amanda Talhari

bottom of page